Internet das coisas (em inglêsInternet of ThingsIoT sendo em português e espanhol IdC o acrónimo equivalente) é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet  conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos (veículos, prédios e outros dotados de tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede) capaz de reunir e de transmitir dados. É uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet. A conexão com a rede mundial de computadores possibilita, em primeiro lugar, controlar remotamente os objetos e, em segundo lugar, que os próprios objetos sejam usados como provedores de serviços. Essas novas capacidades dos objetos comuns abrem caminho a inúmeras possibilidades, tanto no âmbito acadêmico quanto no industrial. Todavia, tais possibilidades acarretam riscos e implicam grandes desafios técnicos e sociais. [5]

Equipamento utilizado  para monitorar e registrar anomalias da fonte de alimentação, permitindo que suas causas sejam investigadas rapidamente e também para avaliar problemas de fonte de alimentação, como quedas de tensão, oscilação, harmônicos e outros problemas ..

Objetivo do treinamento é o de realizar manutenção preventiva e corretiva quadro de força, comandos elétricos e demais equipamento de energia em prédios, analisa as necessidades de troca e regulagem de peças e aplica testes de funcionamento.

O Osciloscópio MVB DSO é instrumento digital para situações onde funções especiais são necessárias, tais com memorização de formas de onda, medida de sinais de muito baixa frequência, interface de comunicação com PC, cálculos matemáticos mais avançados como FFT, entre outras. Este instrumento está de acordo com a norma EN61010-1, categoria de segurança CAT II 600V e dupla isolação. Como determinado pela a norma de segurança NR-10, utilize sempre equipamentos de proteção individual.

Em primeiro lugar, um multímetro é um dispositivo que permite a medição e até o registo de várias grandezas eléctricas. Por grandezas elétricas entenda-se as intensidades de corrente, tensões eléctricas, resistência eléctricas, capacidades, indução, frequências, temperaturas, e outras quantas grandezas.

Este treinamento visa proporcionar aos usuários informações a respeito dos modelos de multímetros e alicates existentes, suas funções e, com intuito de poderem utilizar o equipamento apropriado para sua situação de uso