A partir da geração e aplicação de tensão elétrica, a principal função desse instrumento é medir valores elevados de resistência (a resistência é a oposição de um corpo à corrente elétrica que passa por ele) de motores, transformadores.O instrumento é bastante usado nos testes de isolação, que servem para identificar a integridade dos enrolamentos ou cabos em motores de transformadores e de mecanismos de distribuição e instalações elétricas. O aparelho é capaz de indicar possíveis pontos de fuga de corrente elétrica.

alicate wattímetro é um instrumento que tem a função de analisar a energia, multiplicando e calculando a potência e medindo a capacidade de força, distorções, corrente AC, tensão AC/DC, capacitância, corrente de partida, sinais modulados e largura de pulso.Ele também possui a função de gravar kWHr. Por todas essas capacidades, torna-se um aparelho destinado a melhorar a eficiência do sistema elétrico trifásico, balanceado ou não.

O terrômetro é um aparelho utilizado por engenheiros e tem a capacidade de medir a resistência do solo em receber as descargas elétricas. Ou seja, ele mede a eficiência do aterramento através de sensores. O terrômetro é muito utilizado na medição de resistência de indústrias, edifícios e residências. Ele é um aparelho sensível, pois trabalha com medidas precisas e é necessário manuseá-lo com cuidado. Pode ser apresentado de diversas formas, inclusive no modelo de alicate. 

Equipamento utilizado  para monitorar e registrar anomalias da fonte de alimentação, permitindo que suas causas sejam investigadas rapidamente e também para avaliar problemas de fonte de alimentação, como quedas de tensão, oscilação, harmônicos e outros problemas ..

O Osciloscópio MVB DSO é instrumento digital para situações onde funções especiais são necessárias, tais com memorização de formas de onda, medida de sinais de muito baixa frequência, interface de comunicação com PC, cálculos matemáticos mais avançados como FFT, entre outras. Este instrumento está de acordo com a norma EN61010-1, categoria de segurança CAT II 600V e dupla isolação. Como determinado pela a norma de segurança NR-10, utilize sempre equipamentos de proteção individual.

Em primeiro lugar, um multímetro é um dispositivo que permite a medição e até o registo de várias grandezas eléctricas. Por grandezas elétricas entenda-se as intensidades de corrente, tensões eléctricas, resistência eléctricas, capacidades, indução, frequências, temperaturas, e outras quantas grandezas.

Este treinamento visa proporcionar aos usuários informações a respeito dos modelos de multímetros e alicates existentes, suas funções e, com intuito de poderem utilizar o equipamento apropriado para sua situação de uso